🚚 Envios Grátis +30€ e Devoluções até 30 dias | -10% na 1º compra ao subscrever newsletter

Reduzir o desperdício na cozinha

A cozinha é talvez dos sítios onde é mais fácil fazer pequenas substituições com grande impacto.

Neste artigo vou partilhar algumas das alterações que começamos por fazer na nossa cozinha:

- Utilizar sacos de pano para as compras.

A substituição de sacos de plástico por sacos de pano é a alteração mais óbvia e conhecida. Contudo, acho importante reforçar, ainda que seja uma melhoria, que a maioria dos sacos reutilizáveis disponibilizados pelos supermercados são também de plástico. Já os sacos de pano podem ser lavados e tem por norma uma maior durabilidade. Ainda assim, promovo que usem em primeiro lugar aquilo que tem em casa, já que hoje em dia existem muitas marcas que oferecem sacos de pano em campanhas e, na verdade, são estes que acabo por utilizar no nosso dia a dia.

compras a granel

- Fazer compras a granel

Uma alteração muito simples e que evita um enorme desperdício em embalagens e acondicionamento.  A maioria dos estabelecimentos comercias já permite que levemos os nossos próprios sacos e tem uma gama já alargada de produtos que podemos comprar a granel. 

- Frascos de vidro reutilizados para armazenar alimentos.

Em vez de comprar mais caixas para armazenar os ingredientes que compramos a granel, os frascos de vidro, onde compramos leguminosas, oleo de coco, etc, são uma excelente opção. 

- Comprar local e da época. 

Dado que os alimentos tem que ser transportados para chegar aos consumidores, este transporte reflete-se na pegada de carbono de cada alimento que consumimos. É por este motivo que consumir local e de acordo com a estação é um passo importante para um consumo mais sustentável.

- Palhinhas de vidro 

Esta foi outra das primeiras substituições que fizemos em casa. Em primeiro lugar, tínhamos experimentado as palhinhas de bamboo, mas estas acabaram por não durar tanto quanto estávamos à espera. Além disso, era mais difícil em termos de lavagem e manutenção. Já as palhinhas de vidro vem acompanhadas de um escovilhão que facilita a limpeza e podem ir à máquina. Faz toda a diferença!! Outro ponto a favor é o facto de serem transparentes, ou seja, ajuda na certificação de uma boa higienização.

- Guardanapos de pano

Toda a minha infância usamos guardanapos de pano em casa até virem a ser, mais tarde, substituídos pelos guardanapos de papel descartáveis (mais prático)- estes nao exigem lavagem, passagem a ferro, etc. Cá em casa, optamos por voltar a utilizar os guardanapos de pano - tentamos reutilizar durante a semana com um identificador individual, evitando tantas lavagens.

- Fazer em casa 

Há uma série de alimentos que podemos comprar a granel e processar em casa para obtermos os ingredientes que precisamos, como por exemplo o leite, manteigas vegetais, as granolas, bolachas, etc. Deixo aqui um post do instagram para quem quiser experimentar fazer leite de amêndoa em casa.

 

- Alimentação plant based

Reduzir o consumo de produtos de origem animal. Para todos os que não querem ter uma alimentação exclusivamente plant based, a redução é um óptimo primeiro passo. Cá em casa foi das primeiras alterações que fizemos, deixar de comer carne e peixe em casa, apenas consumíamos em restaurante. Alguns Blogs que sugiro para inspiração são a Nutree.me, a Joana Limão, a Amábile Kolenda a Made by Choices o Alho Francês.